O verde que germina, cura, renova e equilibra. Assim é a Hortelã, eleita pela Tintas Eucatex como a cor do ano de 2016, após um detalhado estudo de Elizabeth Wey, presidente do Comitê Brasileiro de Cores (CBC) e consultora de cores para a Eucatex. A tonalidade conserva as propriedades tranquilas do azul e as energéticas do amarelo, conectando as duas emoções.

A aposta da cor que predomina na natureza entre sementes, brotos e folhas, evoca a revitalização e a vitalidade, pontos essenciais para equilibrar o dia a dia agitado da vida moderna. Segundo Elizabeth Wey, a Hortelã é uma cor utilizada desde os tempos míticos da Inglaterra, o tom também caracteriza personagens marcantes da literatura universal, como os lendários Jack in The Green, Robin Hood e Peter Pan. No ponto de vista religioso, os salmos orientam “o repouso em prados verdejantes”, estimulando milhares de pessoas a meditar o verde.

artecordoano

“A Hortelã está presente nas ruas, automóveis, têxteis, cerâmicas e revestimentos. Os diversos tons de verde contemplam também a decoração de ambientes, proporcionando a fuga da exaustão tecnológica, o que leva à introspecção intelectual alimentada pela cor. Com isso, a Hortelã é a aposta para harmonizar os lares com esperança de frescor e energia”, complementa Wey.

De acordo com o gerente de produtos da marca, Gregório Bastos Alencar, a escolha da cor vai de encontro com as necessidades do momento atual que a sociedade vive. “Vivemos em um mundo caótico, onde as pessoas estão à procura de novos valores, em um resgate das coisas simples da vida que foram esquecidas por conta da sagacidade do “ser”, do “ter” e do “querer”.  Queremos reintroduzir a harmonia em nosso meio, oferecendo através do verde, a calma, quietude e crescimento pessoal”, explica Alencar.

A tonalidade harmoniza-se com os neutros naturais da madeira, do linho e do algodão em tons corda, noturno, amarelo, fúcsia e, até mesmo, com o intenso vinho para elaborar ambientações tranquilas e despojadas. Outra novidade é que A cor do Ano entrará no Ready Mix do Acrílico Super Premium da Tintas Eucatex, ou seja, o produto estará pronto na prateleira para ser levado para casa.

04