Os quartos são os cômodos mais pessoais da casa, devido a servirem não somente como um local de descanso, mas como refúgio a seus donos. Para as crianças não é diferente. O quarto é o local em que a criança mais passará seu tempo, onde incentivará a sua criatividade e imaginação, além de se sentir confortável e protegida. Por isso, para que a experiência da criança seja boa, é essencial que o quarto seja prático, divertido e aconchegante.

A decoração de um quarto infantil é um dos melhores e mais divertidos cômodos para repaginar na casa. Dependendo da idade do seu filho, ele pode auxiliar nesta mudança.

Confira as dicas e inspire-se!

DICA IMPORTANTE: a decoração do quarto da criança deve refletir a sua personalidade, sonhos e anseios. Isto auxiliará que a criança se sinta à vontade.

1. Cores

Apesar da tendência ser quartos de meninos azul e quartos de meninas rosa, tente optar por utilização de cores que identifiquem melhor a criança. Pondere a utilização de cores fortes e neutras, de forma a não deixar a criança agitada ou cansada demais.
No caso da parede ser de cor neutra, como branca ou bege, utilize móveis e objetos coloridos, sem excessos. No entanto, caso a opção seja de pintar a parede com outra cor, você pode utilizar cores mais fortes e alegres, como as cores primárias (vermelho, amarelo e azul), ou utilizar as tonalidades pastel, as quais transmitem maior tranquilidade à criança, como azul bebê, rosa bailarina, coral e variações claras de verde, roxo e amarelo.
Não se esqueça de, independente de escolher pintar a parede ou móveis, as Tintas Eucatex são as melhores opções, com melhor aderência e durabilidade.

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-1

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-2

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-3

2. Iluminação

A iluminação natural do dia é a melhor escolha para qualquer ambiente. Por isso, não obstrua a janela com móveis ou cortinas pesadas. Opte por utilizada uma fina cortina, além de investir em luminárias para a noite. Tanto a cortina, quanto a luminária serão parte da decoração do quarto. Uma alternativa em caso de não achar a luminária ideal para a decoração, é utilizar um pisca-pisca na cabeceira da cama, presos à parede ou sobre a borda de quadros.

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-4

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-5

3. Móveis

Elementos decorativos “2 em 1” são sempre ótimas opções devido a maior utilidade. Camas em forma de carros, beliches com saída de escorregador, camas suspensas com cabanas na parte inferior, entre outros. O que vale é tornar uma utilidade em diversão para o seu filho.
É importante que as cores sejam alegres, sem exageros. Um móvel colorido traz alegria ao ambiente e pode ser o ponto principal da decoração do quarto.
Opte sempre por móveis elaborados com materiais de qualidade, afinal, para maior resistência, é necessário que o produto seja de uma marca confiável. Escolha a Eucatex, com MDF e MDP em diversas cores para você escolher a que melhor combina com a decoração do ambiente.

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-6

4. Organizadores e prateleiras

Cestos, caixas organizadoras, baús, armários, cômodas, prateleiras e outras formas de armazenamento são essenciais para que a criança aprenda desde cedo a organizar o seu quarto. Para facilitar, utilize uma gaveta para cada tipo de brinquedo, identificando-a com escrita ou cores.
Lembre-se que, assim como os demais itens do quarto, os organizadores e prateleiras servem também como forma de decoração.

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-7

5. Cantinho da leitura

Mesmo pequena, é essencial que a criança entenda a importância da leitura. Por este motivo, criar um cantinho que contenha gibis, livros, espaço para um futuro computador, entre outros, estimulará o hábito desde cedo. Para facilitar, utilize pufes, cadeiras, mesinha, bancadas, tudo de maneira alegre, tornando o cantinho que seria sério em aprendizado de forma divertida.

diadascriancas-decoracao-para-quarto-infantil_12.10-8