O sofá é um item essencial para qualquer ambiente se tornar mais confortável e convidativo, principalmente hoje em dia, onde as maratonas para acompanhar nossas séries preferidas são cada vez mais frequentes.

Dentre os diversos modelos de sofás existentes, apresentamos um que você mesmo pode fazer: o sofá de pallet.

O uso de pallets para decorar pode ser aplicado em muitas situações. Eles são capazes de trazer um ar mais aconchegante aos ambientes e, no caso dos sofás, podem ter vários estilos. Tudo depende de como você vai aplicá-lo.

Hoje vamos apresentar o passo a passo para um modelo mais básico de sofá.

Passo 1: o pallet.

Antes de mais nada é preciso estar atento à qualidade da madeira do pallet. Certifique-se de que você está comprando um pallet de madeira tratada e também de um lugar de boa procedência.

Passo 2: preparar o pallet.

Mesmo com um pallet de madeira tratada é importante você fazer alguns preparativos antes de começar. Dê uma boa lixada nele todo para remover farpas e a madeira ficar bem lisa. Você pode usar uma ferramenta específica para isso, mas caso não tenha experiência é aconselhável fazer o trabalho manualmente. Atenção ao excesso de pó.

Passo 3: pintura.

Para a pintura você pode usar a tinta Eucatex Fundo para Madeira, ela tem fácil aplicação e aderência e aumenta o desempenho da tinta de acabamento, mas essa é só uma sugestão, você pode aplicar a tinta que preferir. Aplique quantas demãos achar necessário.

Importante: Nesse ponto a ansiedade para ver tudo pronto vai estar alta, mas vá com calma. Lembre-se que um trabalho bem feito exige mais tempo.

Passo 4: estofagem

Para o estofado existem várias opções, você pode, por exemplo, usar um colchão de solteiro, mas isso costuma variar conforme o tamanho do seu projeto. O mais indicado talvez seja contar com a ajuda de um profissional. Com uma boa negociação você consegue algo em conta e personalizado.

Gostou do resultado? Inspire-se com esses modelos e aplique-os na sua casa.