No próximo dia 5 de junho será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar as pessoas e organizações sobre a necessidade de cuidarmos do meio ambiente. Iniciativas sustentáveis estão cada vez mais em alta mas a Eucatex já respeita o meio ambiente há muito tempo. Sabia que a empresa já plantava suas florestas de eucalipto para abastecer as suas fábricas desde 1962, sem causar impacto negativo na vegetação local?

Hoje, a empresa é reconhecida no Brasil e no exterior por harmonizar a produção de suas florestas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade da vegetação e da fauna. Veja o que fazemos, na prática, para garantir mais sustentabilidade e respeito à natureza nos ambientes onde atuamos:

Florestas Eucatex
As florestas da Eucatex ocupam uma área de, aproximadamente, 38 mil hectares, distribuídos em 82 fazendas (próprias, arrendadas e parceiras), localizadas nas regiões de Salto, Botucatu e Capão Bonito, no interior do Estado de São Paulo. Um terço desse total, cerca de 5,8 mil hectares, compreende as áreas de reservas naturais, nas quais predominam vegetação de Mata Atlântica, Cerrado e Zona de Transição. As áreas plantadas com eucalipto abastecem as unidades fabris da Companhia com mais de 1 milhão de metros cúbicos de madeira por ano, quantidade suficiente para a manutenção da sustentabilidade do sistema. Os produtos Eucatex são reconhecidos e certificados pelo Conselho de Manejo Florestal, entidade internacional que atesta, por meio do Certificado FSC®, que são produzidos de maneira responsável, utilizando madeira produzida sob um regime de manejo economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente justo.

Arrendamento Florestal
Para expandir suas áreas florestais, a Eucatex está buscando novos parceiros interessados em arrendar sua propriedade ou realizar uma parceria para a produção comercial de madeira de eucalipto gerando renda adicional às propriedade da área e otimização do uso da terra em comparação a outras culturas. Saiba mais: https://www.eucatex.com.br/sobre-a-eucatex/arrendamento

Programa de Educação Ambiental (PEA)
A Eucatex desenvolve seu Programa de Educação Ambiental desde 1999 e já foram recebidos mais de 27 mil visitantes. As atividades do programa são desenvolvidas em Salto e Bofete no Estado de São Paulo. Foi criado para disseminar informações sobre a preservação do meio ambiente promovendo a conscientização e a importância das ações diárias dos participantes em sua realidade local, além de buscar o crescimento e integração social nas comunidades e regiões onde está inserida e acontece em parceria com as prefeituras, atendendo principalmente alunos das escolas das redes públicas de ensino. Eventualmente, o programa recebe alunos de cursos técnicos e universidades, colaboradores e grupos organizados com finalidades conservacionistas, tais como escoteiros e ONGs.

Manejo Florestal
A Eucatex maneja plantações florestais para a produção de madeira de Eucalipto para o abastecimento das Unidades Fabris. O manejo das plantações objetiva produzir florestas de alta produtividade a custos competitivos, buscando sempre a melhoria continua do processo. Adota padrões e procedimentos que consideram cuidados ambientais para a conservação e preservação das áreas nativas em suas áreas de atuação, além do bem estar social dos colaboradores e das comunidades do entorno. Veja o Sumário Público do Manejo Florestal da Eucatex em PDF.

Reciclagem
Sempre atenta às ações que possam contribuir para a preservação ambiental e principalmente das florestas, a Eucatex investe no reaproveitamento de resíduos de madeira, reduzindo a poluição no meio ambiente. O Programa de Reciclagem Eucatex utiliza resíduos de madeira na geração de energia e tem como objetivos:
– Utilização de biomassa (fonte de energia renovável) na geração de energia. É uma tecnologia mais econômica e menos impactante ao meio ambiente, pois não depende de queima de óleo diesel ou gás natural;
– Responsabilidade ambiental, através da conscientização junto aos parceiros, que deixam de descartar os resíduos nos aterros e terrenos baldios;
– Responsabilidade social, através de parcerias com cooperativas e com a APAE, que recebem benefícios de acordo com o volume arrecadado

Tipos de material para reciclagem

Paletes (novos, velhos, inteiros, quebrados ou com pregos), pedaços de madeira (como bobinas), pedaceiras e entulhos da construção civil. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 77 01 909.

QUER SABER MAIS?
A grande produtividade em madeira nas florestas da Eucatex é obtida por meio de princípios de desenvolvimento sustentável e usos múltiplos. Tudo isso é garantido por investimentos contínuos em tecnologia, melhoramento genético e clonagem, além de adubações adequadas e práticas silviculturais que conservam e potencializam a fertilidade do solo. Para conferir tudo o que a Eucatex faz para garantir a sustentabilidade, acesse:
https://www.eucatex.com.br/sustentabilidade/acoes-socioambientais
https://www.eucatex.com.br/sustentabilidade/manejo-florestal
https://www.eucatex.com.br/sustentabilidade/reciclagem-eucatex