Os orientais tradicionais sempre tiram os sapatos antes de entrar em casa, esse hábito está ligado às questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles estão deixando as “energias impuras” da rua, na rua. Além dos orientais esse costume é comum em outros lugares do mundo, onde a neve e o barro são motivos para as pessoas quererem tirar os calçados antes de sair andando dentro de casa.
E se pensarmos bem, esse costume faz todo o sentido! Você andou o dia todo nas ruas cheias de sujeira e apesar de manter a casa limpa muitas bactérias podem ser trazidas através do sapato.
Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o fato de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias, e a bactéria mais comum que vem da rua para casa é a Escherichia Coli, que pode causar diarreia, infecção urinária, doença respiratória e até pneumonia.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões para você manter seus sapatos em lugares seguros para a sua família:

Deixe uma área especial para os sapatos: no hall de entrada, no genkan ou leve os sapatos na mão até onde você costuma guardá-los.

hal

Além disso, você pode deixar um produto de higiene para os sapatos, lencinhos umedecidos ou pano de chão, pois como fica desconfortável pedir para a visita tirar os sapatos, você pode optar por essa opção para visitantes.

Gostou? Então, mãos à obra. Evite que essas bactérias entrem em seu lar! 😉