VEJA ONDE VOCÊ ENCONTRA NOSSOS PRODUTOS:
TIPO DE PRODUTO:

ESTADO:

CIDADE:



Revendedores, Lojistas e Distribuidores

Para comprar diretamente da Eucatex, entre em contato conosco
Como Instalar Seu Eucafloor

Passo-a-passo



1. Analisando o contrapiso


  • Verifique se o contrapiso apresenta irregularidades com a utilização de uma régua. Faça a medição de parede a parede em tiras de 1,5 metro.
  • Se apresentar saliências superiores a 3 mm, as mesmas devem ser removidas.
  • As depressões superiores a 3 mm devem ser corrigidas com argamassa de secagem rápida. Aguarde a cura total do contrapiso para iniciar a instalação do piso.





2. Verificando a umidade

Pisos de concreto sempre transmitem umidade, especialmente tratando-se de contrapisos em contato direto com o solo (andares térreos). O procedimento a seguir permite uma avaliação aproximada da ação de uma possível transferência de umidade:


2.1 Fixando o plástico

  • Corte vários pedaços de plástico (polietileno) de 50X50 cm.
  • Fixe-os com fita adesiva em diversas áreas do contrapiso.
  • Observe após 48 horas.



2.2 Resultado

  • Levante a borda de cada plástico. Caso ocorra o aparecimento de gotas d'água, (marca de condensação) ou o escurecimento do contrapiso, existe problema de umidade.
  • O piso poderá ser instalado em áreas onde não existam problemas de umidade. Neste caso, utilize o filme plástico 0,2 mm como barreira, sobrepondo as bordas de 20 cm, fixando na parede até a altura do rodapé. Sobre o filme, aplique a manta de polietileno Eucafloor de 2 mm ou as pranchas de Eucasoft, que corrigem imperfeições de até 4 mm do contrapiso conforme descrito mais a frente.



3. Preparação do ambiente

A preparação é bem simples, uma vez que os pisos laminados Eucafloor podem ser instalados sobre diversos tipos de contrapiso:
  • Remova cordões, rodapés de madeira ou carpete têxtil. Este procedimento não é necessário para rodapés cerâmicos ou em pedra.
  • Regularize o contrapiso se for necessário.
  • Espere a secagem e a cura total do contrapiso regularizado.
  • Limpe bem a área.


4. Arremate do batente de portas

Para que o piso tenha um perfeito acabamento nesta área e espaço para dilatação, os batentes devem ser cortados, com o auxílio de uma régua de piso sobre a manta de polietileno 2 mm Eucasoft, marque no batente (1) da porta à parte a ser cortada. Utilize uma serra manual (2) ou elétrica (3) para efetuar o corte, que deve ter profundidade de 15 mm (4)




5. Fixação das bases de acessórios

Determine o acessório a ser utilizado. Fixe a base dos acessórios no contrapiso com bucha e parafuso




6. Colocação da manta

  • Disponha a manta de polietileno Eucafloor expandido de 2 mm com filme plástico com logotipo Eucafloor voltado para baixo, de forma que as emendas não coincidam com as juntas longitudinais do piso.
  • Deixe que a manta fique até a altura do rodapé, conforme figura abaixo.


* Importante: na aplicação da manta, o logotipo da Eucafloor deverá ficar com a face voltada para o contrapiso.


7. Instalação do Eucasoft Premium

A manta Eucasoft Premium deve ser instalada sempre oposta ao sentido da colocação das réguas do Piso Eucafloor, diretamente sobre o contrapiso. Desenhos 1 e 2.
  • O Eucasoft Premium deve ser instalado rente às paredes e lado a lado, sem deixar espaços vazios. Desenho 3 e 4.
  • Na instalação do Eucasoft Premium, deve-se utilizar de preferência o material sem emendas. Desenho 4.




Instalação de réguas



1. Análise do ambiente

  • Após instalar a manta Eucafloor, inicie o posicionamento das réguas.
  • Observe o alinhamento das paredes
  • Caso seja necessário, ajuste as réguas recortando e alinhando-as junto à parede.


2. Modulação das réguas

  • Defina previamente o sentido das réguas para melhor aproveitamento do material
  • Recomenda-se instalar o piso sempre no sentido menor do ambiente.
  • É importante decidir junto ao cliente a modulação antes de iniciar a montagem.
  • Meça o local para não haver recortes, entre fileiras, inferiores a 20 cm e fechamentos não inferiores a 5 cm.


3. Aplicação da cola (para linhas Prime, Evidence e Elegance)

Aplique a cola PVA D3 Eucafloor no lado fêmea do encaixe de forma contínua e homogênea em quantidade suficiente para verter o excedente à superfície, após a junção das réguas. Dessa forma, o excedente da cola fará a selagem da superfície, evitando a penetração de líquidos.


Cuidado: Limpe a cola excedente utilizando um pano úmido imediatamente após o encaixe, pois se a mesma for esquecida e secar, sua remoção será muito difícil.


4. Início da instalação


  • Disponha as réguas no contrapiso e encaixe cuidadosamente, da esquerda para a direita, com o lado fêmea voltado para a parede.
  • Comece as fileiras seguintes com amarrações entre as junções das réguas, considerando o desalinhamento mínimo de 20 cm.
  • Utilize a cinta de tração e lembre-se de que as três primeiras fileiras devem estar bem alinhadas sem nenhum desajuste para uma continuidade perfeita da instalação.




5. Ordem de colocação


Coloque a primeira régua com o lado fêmea (topo) e o lado macho (lateral) voltados para a parede. Depois um espaçador entre a parede e a régua. Nota: Assegure-se de que a régua não fique encostada na parede. Deixe de 8 a 10 mm de espaço para permitir a dilatação, evitando um possível "travamento" do Piso laminado Eucafloor.





Coloque a primeira régua com o lado fêmea (topo) e o lado macho (lateral) voltados para a parede. Depois um espaçador entre a parede e a régua. Nota: Assegure-se de que a régua não fique encostada na parede. Deixe de 8 a 10 mm de espaço para permitir a dilatação, evitando um possível "travamento" do Piso laminado Eucafloor.






Coloque a primeira régua com o lado fêmea (topo) e o lado macho (lateral) voltados para a parede. Depois um espaçador entre a parede e a régua. Nota: Assegure-se de que a régua não fique encostada na parede. Deixe de 8 a 10 mm de espaço para permitir a dilatação, evitando um possível "travamento" do Piso laminado Eucafloor.





6. Instalação longitudinal


Coloque a régua a ser instalada em um ângulo entre 20 e 30 graus (como na imagem). Introduza o lado macho no lado fêmea da régua já instalada. Abaixe-a fazendo movimentos suaves para cima e para baixo até que ocorra um encaixe perfeito.


7. Ajuste das fileiras


Depois de colocar a última régua de cada fileira, assegure-se de que todas as juntas se encaixem perfeitamente. Utilize para isso a alavanca de tração.


8 . Ajustando fileiras


  • Ao chegar na outra extremidade da parede, corte a régua para garantir a folga mínima de 8 mm.
  • Utilize sempre espaçadores, sendo que o recorte mínimo para o término de fileira não pode ter tamanho inferior a 20 cm. Para que isso ocorra se faz necessário a medição do ambiente antes de se iniciar a instalação.
  • Aplique a cola PVA D3 Eucafloor e ajuste o encaixe das réguas utilizando a alavanca metálica.



Ajuste de arremates

  • Para garantir perfeito encaixe das réguas, utilize o batedor de réguas e o martelo, em situações onde a cinta de tração não alcance. Caso contrário, utilize sempre a cinta de tração.




Paredes fora do esquadro

  • Ao iniciar a instalação certifique-se que as paredes estejam no esquadro. Caso não estejam, ajuste com o auxílio de uma suta (esquadro móvel) recortando as réguas.




Outras dicas

Deixe o piso laminado no local a ser instalado durante 24 horas, sem abrir o pacote, para permitir sua adaptação à temperatura e à umidade do ambiente.

Não instale em banheiros, saunas, lavanderias, cozinhas ou em ambientes com umidade excessiva.

O Piso Eucafloor pode ser aplicado diretamente sobre a maioria dos pisos existentes, tais como concreto, piso vinílico, chapa metálica, cerâmica, granilite, etc, tornando-o uma solução prática, econômica e eficiente no caso de reforma, evitando o tradicional "quebra-quebra" e acúmulo de entulho.

Nunca instale o Piso Eucafloor sobre tacos ou outros pisos de madeira em pavimentos térreos, em contato com o solo, exceto se houver ocorrido uma impermeabilização comprovada do piso.

O Piso Eucafloor pode ser instalado sobre tacos e outros pisos de madeira que estejam em boas condições de uso, sem focos de insetos e em pavimentos superiores obedecendo-se os seguintes critérios:
  • Não pode haver peças soltas ou com problemas de fixação. Caso necessário, os espaços vazios devem ser cobertos com a regularização, respeitando-se o tempo de cura.
  • Não pode haver foco de umidade no local.

Bases não indicadas Recomendações
Forrações Remover os revestimentos e preparar o contrapiso adequadamente.
Carpetes têxteis e de madeira Remover os revestimentos e preparar o contrapiso adequadamente.

Após a instalação, recomenda-se o uso de feltros protetores adesivos em pés de mesas, cadeiras e móveis.

Quando usar cadeiras giratórias, utilize rolantes de poliuretano. O uso de qualquer outro tipo de rodízio danificará o piso com riscos.

Sempre que possível, mantenha capachos nas portas de entrada para recolher a sujeira e possíveis partículas de pedra e areia retidas nas solas dos sapatos.

Os pisos laminados não devem ser expostos à água. Caso haja o derramamento de qualquer líquido, providencie a secagem rápida para evitar infiltrações.

Para remoção de sujeira comum e poeira, utilize apenas vassoura de cerdas macias ou aspirador de pó - exceto aspiradores com tubo de sucção raspando o piso e pano torcido nas soluções de produtos de limpeza doméstica isentos de cera ou silicone.

No caso de limpeza mais profunda, utilize um pano torcido em água e solução de limpeza não abrasiva, como sabão neutro, álcool diluído em água ou solução à base de amônia. Nunca use materiais e produtos abrasivos, como palha de aço, esponjas, lixas, enceradeiras ou ferramentas elétricas. Vide tabela:


Produtos Recomendável Motivo
Pratice da Bombril Sim Limpeza geral (suco de uva, vinho, café, refrigerante, mercúrio)
Água e sabão líquido neutro Sim Limpeza geral (tinta látex)
Água e detergente neutro Sim Limpeza geral (suco de uva, vinho, café, refrigerante, batom)
Base de amoníaco Sim Limpeza geral (3 colheres por litro de água)
Álcool Sim Manchas de tinta de caneta, mercúrio, resíduo de cola Eucafloor
Acetona Sim Esmalte de unhas
Aguarraz, thinner, querosene* Sim Tinta, verniz e graxa
Hipoclorito de sódio puro (água sanitária) Não Não aconselhável; pode manchar se não for removido imediatamente
Cera Não Mancha e engordura
Sapóleos Não Abrasivo e risca
Palha de aço Não Abrasivo e risca
* Produto gorduroso, portanto após a remoção das manchas, utilizar um pano em solução de água e sabão líquido neutro para remover a gordura.

NOSSAS MARCAS
2011 Eucatex. Todos os direitos reservados.
Produzido por : TheMediaGroup