Veja onde você
encontra nossos produtos:

Produto:
Seu-CEP:  - 

Revendedores, Lojistas e Distribuidores

Para comprar diretamente da Eucatex, entre em contato conosco.

Eucatex

Diferenciais

1- Quais são os tipos de piso de madeira existentes no mercado?

Os pisos de madeira existentes no mercado podem ser divididos em:
a) pisos de madeira natural: carpetes de madeira (substrato de compensado revestido com lâmina de madeira natural) e assoalhos.
b) pisos laminados: de alta pressão (tipo fórmica) e de alta resistência (tipo flutuantes).

2- Qual a diferença entre esses pisos?

Os carpetes de madeira oferecem menor resistência superficial quando comparado aos pisos laminados Eucafloor nos resultados de abrasão. Normalmente são aplicados da mesma forma que os pisos flutuantes. Já os pisos de madeira são feitos a partir de ripas de madeira natural parafusadas (tábuas e assoalhos) no contrapiso ou fixadas com colas asfálticas (tacos).
Os pisos laminados de alta pressão, por sua vez, são fabricados a partir da impregnação do papel em resinas (fenólicas e melamínicas) prensadas em alta pressão e temperatura, obtendo-se um corpo único (fórmica). Esse tipo de piso é colado diretamente na base com adesivo de contato.
Os pisos laminados de alta resistência são compostos de substrato (HPP/HDF), com contrabalanço e revestido em sua superfície com papel decorativo. Têm as mesmas propriedades e características dos pisos laminados de alta pressão, mas são aplicados sobre a base como se fossem um tapete, ou seja, as réguas são coladas umas às outras, mas não são coladas na base ou no piso onde são aplicadas.

3- Qual piso é mais fácil de instalar: o laminado ou o carpete de madeira?

Os mais fáceis são os Pisos Laminados Eucafloor, pois possuem uma linha completa de acessórios, manta, cola e garantia de uma perfeita instalação.

4- Qual a diferença de acabamento entre um piso laminado e um carpete de madeira?

Em vez de usar verniz como acabamento, o piso laminado usa o overlay, facilitando a limpeza e proporcionando longa vida ao piso. Além disso, o overlay é mais resistente que o verniz.

5- Qual a diferença entre os pisos Eucafloor e os da concorrência?

A concorrência utiliza no seu substrato fibra de pinus, enquanto a Eucatex desenvolveu um substrato exclusivo, o HPP, produzido com partículas de eucalipto alongadas, agulhadas e entrelaçadas entre si, unidas com resinas melamínica e uréica, tornando-o um material muito mais resistente.

6- Qual a vantagem do piso laminado Eucafloor em relação ao piso de madeira?

Existe uma série de vantagens do piso laminado Eucafloor em relação ao piso de madeira.
Confira:

Vantagens do piso laminado Eucafloor sobre o piso de madeira
Custo Menor que o piso de madeira.
Ecologicamente correto O substrato HPP é fabricado de madeira de eucalipto, proveniente de florestas certificadas pelo FSC® e outras fontes controladas. A Eucatex foi a primeira empresa a receber o reconhecimento da certificação FSC®, o que comprova que seus pisos são ecologicamente corretos.
Fácil instalação O piso laminado é instalado por meio do seu encaixe macho-fêmea, com ou sem cola à base de PVA D3, sem necessidade de colar ou pregar o piso no contrapiso. Além disso, o piso de madeira normalmente necessita de um envernizamento que causa desconforto ao consumidor devido à sujeira e ao cheiro.


7- Qual é o piso indicado para ambientes residenciais?

Todas as linhas Eucafloor são indicadas para residências, porém, o Eucafloor Elegance, o Eucafloor Rustic, o Eucafloor Classic, o Eucafloor Evidence (comercial de baixo tráfego), também podem ser instalados em ambientes comerciais.



Limpeza e manutenção

8- Como deve ser feita a limpeza dos pisos laminados Eucafloor?

A limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção que raspam o piso) ou vassoura de cerdas macias e um pano úmido bem torcido em solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone. Eventualmente (uma vez por semana), a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas do Pratice Limpador de Laminados ou detergente neutro em 1 litro d'água. Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso.
Nunca utilize material cortante ou abrasivo, cera ou enceradeiras elétricas, esponja de aço, lixa ou produtos à base de silicone.

9- A limpeza com pano úmido é proibida para pisos laminados?

Não. Os pisos laminados podem e devem ser limpos com um pano umedecido em água e sabão neutro. O que não se recomenda é o uso de água em abundância ou o uso de ceras, que promovem a formação de uma camada de gordura sobre o piso, o que dificulta sua limpeza.

10- O que fazer para manter conservadas as áreas encobertas com tapetes e passadeiras?

A manutenção desses locais deve ser feita como no restante da área, ou seja, passando um pano umedecido com água e detergente neutro no piso.

11- O que fazer se uma criança, acidentalmente, riscar o piso laminado com caneta hidrográfica?

A remoção da tinta de caneta pode ser feita utilizando um pano umedecido com solução de limpeza (tipo Veja) ou álcool.

12- Como remover as manchas mais difíceis?

Para cada tipo de mancha, existe um procedimento adequado. Siga as instruções:

Produtos Recomendável Motivo
Água e sabão líquido neutro Sim Limpeza geral (tinta látex)
Água e detergente neutro Sim Limpeza geral (suco de uva, vinho, café, refrigerante, batom)
Base de amoníaco Sim Limpeza geral (3 colheres por litro de água)
Álcool Sim Manchas de tinta de caneta, mercúrio, resíduo de cola Eucafloor
Acetona Sim Esmalte de unhas
Aguarraz, thinner, querosene* Sim Tinta, verniz e graxa
Hipoclorito de sódio puro (água sanitária) Não Não aconselhável; pode manchar se não for removido imediatamente
Cera Não Mancha e engordura
Sapóleos Não Abrasivo e risca
Palha de aço Não Abrasivo e risca
* Produto gorduroso, portanto após a remoção das manchas, utilizar um pano em solução de água e sabão líquido neutro para remover a gordura.


13- Os pisos laminados suportam móveis com rodízios?

Sim, somente se os rodízios forem de poliuretano.

14- O que acontece se alguém derramar água no piso laminado e ele não for seco rapidamente?

Poderá ocorrer o inchamento do piso. De qualquer forma, remova a água no instante da ocorrência.

15- Os pisos Eucafloor recebem algum tratamento contra cupins?

Os pisos Eucafloor são produzidos por equipamentos de alta tecnologia, que utilizam alta pressão e temperatura. Não há, portanto, como existir a presença de cupins quando o produto sai da fábrica. Antes de instalar o piso, recomenda-se que seja feita uma análise do ambiente para detectar a presença de cupins no local. Caso haja foco do inseto, é preciso fazer a descupinização para depois instalar o piso.

16- Os pisos laminados não riscam?

Os pisos laminados Eucafloor estão entre os mais resistentes do mercado. No entanto, como qualquer superfície lisa, pode ser riscado. Recomenda-se colocar capachos ou pequenos tapetes na entrada dos ambientes para conter o excesso de sujeira dos sapatos. Utilizar cadeiras com rodízios de poliuretano e feltros adesivos protetores em pés de mesas, cadeiras e móveis também são procedimentos recomendados.



Armazenamento e Instalação

17- Como deve ser feito o empilhamento e armazenamento das caixas do piso laminado?

As caixas do piso devem ser empilhadas no ambiente a 5 centímetros do chão (utilizar calços) e 15 centímetros da parede, por 24 horas sem abrí-las, para a climatização das réguas. O empilhamento máximo não deve ultrapassar 5 metros de altura.

Não armazene as caixas na posição vertical ou encostadas na parede. Armazene as caixas fechadas na posição horizontal, utilizando uma base plana para evitar o contato direto com o solo.

19- Os pisos laminados Eucafloor podem ser instalados sobre quais tipos de contrapiso?

Os pisos laminados Eucafloor podem ser instalados sobre cerâmica, lajotas de pedras e concreto.
Vale ressaltar que a superfície deve estar regularizada, limpa e seca.

20- Sobre quais tipos de contrapiso os pisos Eucafloor não podem ser instalados?

Os pisos laminados Eucafloor não podem ser instalados sobre carpetes têxteis e carpetes de madeira de qualquer espessura. Nesses dois casos, os revestimentos devem ser removidos.
Em caso de dúvidas, consulte o SAC 0800 17 21 00.

21- Qual é a distância recomendada entre a parede e o piso?

Recomenda-se uma distância de 0,8 a 1 centímetro ao redor das paredes para promover a dilatação e contração do piso.

22- Que tipo de cola é utilizada no encaixe macho-fêmea?

Recomenda-se utilizar somente a cola PVA D3 Eucafloor.

23- Posso instalar meu piso laminado no ato do recebimento?

A instalação do piso deve ser feita somente após 24 horas, para que o produto seja climatizado ao ambiente.

24- Qual é a perda quando a instalação do piso é feita na diagonal?

Quando instalado em diagonal, a perda do piso é de até 12%. Se instalado no sentido longitudinal e transversal, a perda é de até 8%.



Características do Produto e Garantia

25- Qual a composição dos pisos laminados Eucafloor?

Os pisos Eucafloor são compostos por um substrato altamente resistente, o HPP, produzido com madeira proveniente de florestas certificadas pelo FSC® e outras fontes controladas. Trata-se de um painel de partículas de eucalipto alongadas e agulhadas, termofixas com resina melamínica. Sua superfície é coberta com revestimento celulósico decorativo, impregnado com resina melamínica que confere o padrão ao piso. Sobre esse revestimento é aplicado o overlay, impregnado com resina melamínica na face do piso.
A contraface é revestida com papel kraft, impregnado com resina melamínica(balanceador).

26- O que significa piso flutuante?

Esse termo é utilizado para definir pisos que não são pregados ou colados no contrapiso, ou seja, são apenas fixos por meio de seu encaixe macho-fêmea e cola à base de PVA-D3 Eucafloor, dependendo da linha.

27- Para que serve o balanceador e qual material é utilizado?

O balanceador serve para dar estabilidade ao piso laminado, sendo composto de papel kraft impregnado em resina melamínica.

28- Os Pisos Eucafloor saem com alguma identificação na régua?

Sim, o verso da régua recebe a data e o horário de fabricação, fabricante e país.

29- São resistentes ao fogo?

Os pisos laminados não possuem essa característica. Na realidade, eles são resistentes à brasa das pontas de cigarros.

30- Quais são os aspectos não cobertos pela garantia do Eucafloor?

A garantia não cobre arranhões ou danos causados pela instalação incorreta, limpeza e manutenção em desacordo com as instruções fornecidas no Certificado de Garantia, contido nas embalagens do Eucafloor.
A garantia não se aplicará:
  • modificação, reparos ou serviços prestados por instaladores não qualificados;
  • uso indevido, impactos, danos causados no transporte, cortes, riscos, acidentes, negligência, dolo, uso de água em excesso na limpeza;
  • problemas causados por incêndio e outros agentes de força maior, como enchente, inundação e outras catástrofes naturais;
  • ataque de insetos, como cupim;
  • aplicação em áreas molhadas e externas;
  • exposição ao calor extremo;
  • exposição contínua e direta da luz solar;
  • exposição à quantidade excessiva de água ou qualquer outro tipo de líquido, inclusive urina.