Ao reformar um imóvel existem muitos detalhes que as vezes passam desapercebidos, mas que são de extrema importância para a funcionalidade dos ambientes. Um deles é o lado de abertura da porta. Seja qual for a opção adequada, a Eucatex possui o Kit Porta Reversível & Regulável, que possibilita definir o lado de abertura diretamente na obra, facilitando o processo de escolha e minimizando erros. Confira as dicas!

1 – Fluxo do ambiente

O ideal é que a porta, quando aberta, possibilite uma visão ampla do ambiente, ou seja, ela deve ter uma abertura no mesmo sentido da parede e livre de obstáculos, para que as pessoas possam transitar sem entraves na circulação.

2 – Para direita ou para esquerda

Essa escolha vai depender da necessidade do ambiente, sempre priorizando a melhor circulação das pessoas. Apesar de ter como função separar os ambientes é importante que a abertura das portas não atrapalhe a circulação entre eles. No corredor de uma casa ou de um escritório, com várias salas separadas, a abertura de uma porta não pode impedir a circulação das pessoas na área comum a todos. Neste caso não é possível optar pela abertura para fora, por exemplo.

3 – Para dentro ou para fora

Em geral a abertura das portas é sempre para dentro do ambiente, especialmente em imóveis residenciais e quando se trata de portas de madeira. Nas portas de entrada a abertura para dentro também proporciona mais segurança, pois os pinos das dobradiças ficam protegidos pelo lado de dentro do imóvel, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso a elas. Portas com abertura para fora são utilizadas em situações específicas, como saídas de emergência, e nestes casos são feitas de outros materiais e com maçanetas diferenciadas também. 

4 – Acessibilidade para cadeirantes

A medida mínima para a passagem de cadeira de rodas é 80 cm, já em ambientes em que será necessário fazer uma curva para passar por ela, é recomendado que a porta tenha pelo menos 90 cm de largura, para ter mais conforto e facilidade de circulação, essa é a medida mais utilizada quando se pensa em ambientes acessíveis. No Kit Reversível & Regulável Eucatex há portas com as medidas 62, 72, 82 e 92 cm de largura. Nestes casos, a abertura geralmente é para fora, principalmente em banheiros onde há pouco espaço para a locomoção da cadeira de rodas. Isso é necessário, pois em caso de um acidente ou se a pessoa se sentir mal, a abertura para fora irá facilitar o atendimento médico.