Fotografar em interiores é sempre um desafio e o profissional precisa dominar as técnicas fotográficas para conseguir capturar as melhores imagens nesse tipo de ambiente. Se você ainda não sabe muito bem como fotografar em ambientes fechados, trouxemos algumas dicas e técnicas para te ajudar nessa missão.

Quantas vezes você já tentou fotografar um ambiente que acabou de reformar e a foto, nem de longe, fez jus à beleza do projeto? Saiba que isso é mais comum do que você imagina, pois fotografar ambientes é sempre complicado.

Existem muitas técnicas fotográficas para conseguir capturar as melhores imagens – que podem ajudar quem tem um negócio de decoração a divulgar seus trabalhos – e também para quem só quer fazer um registro bem feito do sucesso do novo projeto.

Por isso, existem profissionais especializados neste assunto, como a Cacá Bratke, fotógrafa de arquitetura, decoração e gastronomia. Ela separou 6 dicas que podem ajudar você nessa missão. Confira:

  • Estude o ambiente

Para fazer uma boa foto o mais relevante é o olhar. Criar um enquadramento harmonioso, que faz parte da cena que está sendo fotografada, é o primeiro passo para isso. Observe os elementos que compõem o ambiente e que poderão auxiliar na criação do cenário.   

  • Analise a luz

A luz também é bem importante e pode dar o clima ideal para o momento. Uma luz da manhã entrando pela janela, ou uma luz de final de tarde pode deixar sua foto muito mais bonita. 

  • Deixe a luz entrar

Na maioria dos cenários ou ambientes, a luz lateral ajuda bastante. Ela dá volume e deixa uma passagem de luz interessante, criando a atmosfera perfeita.

  • Saiba usar o flash

Já o contraluz é mais difícil de ser controlado. Eu uso luz de flash pra balancear a contraluz. Geralmente o contraluz pode dar um flare (um clarão) que pode ser um problema, mas em alguns momentos pode dar o toque ideal.

  • Fotografe a partir do nível da cintura

Se você vai fotografar um ambiente, o ideal é deixar a câmera sempre reta, nunca inclinada nem pra cima nem pra baixo para não distorcer a imagem. Se você for fazer uma foto de cima pra baixo, melhor ir em um mezanino pra não ter essa sensação de distorção. A distância neste caso ajuda muito.

  • ISO, diafragma e velocidade?

Se você não sabe o que é isso, é bacana tentar descobrir em tutoriais de internet ou com um profissional da área. O fotógrafo precisa estar sempre se renovando, buscando referências, e se atualizar com tecnologia. Portanto, se você pensa em fotografar, uma dica importante é ter estas noções básicas!

E aí, curtiu as dicas? Tem alguma dica diferente e que funcionou muito bem?

Conte pra gente nos comentários.