Código de ética e conduta passa a ser mais abrangente e empresa adota Política Anticorrupção

Com 70 anos de história e cerca de 3 mil colaboradores, um dos grandes desafios de manter uma trajetória próspera e longeva é saber se adaptar às demandas dos novos tempos, alinhando seus produtos e processos às melhores práticas do mercado. No âmbito da governança corporativa, a Eucatex, empresa de capital aberto, dá mais um importante passo, com a atualização do Código de Ética e Conduta e a publicação da nova Política Anticorrupção.

As duas iniciativas visam trazer diretrizes que contribuam para uma melhor condução das relações entre colaboradores, fornecedores e a comunidade, orientando na tomada de decisões de forma ética e moral, alinhada com o posicionamento do grupo.

Atualizado, o Código de Ética e Conduta levanta pontos mais abrangentes, que englobam todas as dinâmicas profissionais, abordando temas como saúde e segurança, respeito, não discriminação, meio ambiente, qualidade na prestação de serviços, padrões éticos de relacionamento e diretrizes para as lideranças.

Já a Política Anticorrupção é parte dos esforços da Eucatex para reforçar a cultura de ética, integridade, transparência e cumprimento às leis que sempre orientou a realização de seus negócios. O objetivo é o de estabelecer regras e diretrizes para prevenir, detectar e mitigar atos de corrupção e outras condutas impróprias correlatas. 

A Política Anticorrupção deve ser seguida por todos, incluindo administradores, colaboradores e terceiros, que atuam em nome e/ou em benefício da Eucatex, e entra em vigor adequada também às diretrizes da LGDP, a Lei Geral de Proteção de Dados vigente desde 2020, que colocou o Brasil entre os países que contam com uma legislação específica para proteção de dados e da privacidade dos seus cidadãos.

Além das novas diretrizes, a Companhia mantém, desde 2011, um canal de ética que recebe denúncias de forma anônima, conduzido por uma empresa especializada, oferecendo um canal seguro para informar qualquer conduta contrária aos seus princípios éticos.

As práticas adotadas visam aprimorar o processo de Governança Corporativa e garantir total transparência do Grupo Eucatex, reforçando um dos pilares do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), alinhado aos interesses da sociedade e dos investidores nos dias de hoje.

Todas as Políticas da Companhia, bem como o Canal de ética, podem ser conferidos em: https://www.eucatex.com.br/sobre-a-eucatex.