Você sabia que, além da preocupação constante em fabricar produtos que sempre entreguem um padrão de alta qualidade, variedade e praticidade, a Eucatex está constantemente realizando e implementando ações para a preservação do meio ambiente?

A começar pela principal matéria-prima de nossos produtos: o eucalipto. Ele é originário de florestas cultivadas e certificadas. Conheça agora mais detalhes de algumas ações que fazem nossos produtos serem sustentáveis.

Com um histórico em práticas de responsabilidade ambiental, como atestam os certificados Forest Stewardship Council® (FSC® )  de Manejo Florestal (Código de Licença FSC ® - C005495) e  Cadeia de Custódia (Código de Licença FSC ® - C019524),  bem como a Certificação Florestal Cerflor (Código de Licença Cerflor 31-69),  a Eucatex amplia constantemente seus esforços na conservação e recuperação de áreas localizadas em suas florestas de eucalipto, marcadas pelo manejo florestal responsável, que garantem matérias-primas renováveis.

Usina Solar de Castilho – Comerc Renew: a maior do Estado de São Paulo

Com práticas de redução no consumo de energia e uso responsável dos recursos hídricos, a empresa investe continuamente em tecnologias limpas e ecoeficientes em suas operações, como comprova o mais recente investimento da companhia: o contrato de compra de energia elétrica de longo prazo (PPA) com o Grupo Comerc Energia, parte de um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais na usina solar Castilho, a maior do estado de São Paulo, com capacidade de geração de 269 MWp, em regime de autoprodução.

Com isso, a Eucatex reduzirá suas emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em cerca de 966 mil toneladas ao longo dos 15 anos do contrato (o equivalente à absorção realizada por 6,8 milhões de árvores ao longo de 20 anos), contribuindo significativamente para a descarbonização das atividades da companhia e para o cumprimento de suas metas ESG. Todos nós ganharemos com isso!

A Eucatex realiza diversas atividades que têm como objetivo reforçar para a população do entorno de suas fábricas e para as comunidades próximas às suas fazendas a importância do manejo responsável das florestas plantadas e o uso de energia limpa, além promover a integração social nas regiões em que as indústrias do grupo estão localizadas.

Maior central de reciclagem de madeira em escala industrial da América Latina

Caçambas próprias recolhem resíduos de madeira em raio de 100 km de Salto

Se a energia elétrica necessária para a operação das linhas de produção tem agora duas matrizes – hidrelétrica e solar –, o vapor indispensável para a movimentação das prensas e do desfibrador vem das caldeiras alimentadas por biomassa, uma tecnologia econômica e menos poluente por substituir a queima de óleo diesel e gás natural.

A biomassa que alimenta as caldeiras da unidade de Salto, da Eucatex, começa com o bem-sucedido Programa de Reciclagem da Eucatex, por meio do qual a companhia coleta resíduos de madeira, como paletes, caixas, tábuas, resíduos de construção civil, painéis de madeira em geral, podas de árvores, entre outros, utilizando caçambas próprias, num raio de 100 km do município de Salto, e que são processados na Central de Reciclagem de Madeira, a maior em escala industrial da América Latina!

Esteira em movimento leva o material pronto (reciclado) para o silo

São reaproveitadas mais de 100 mil toneladas de resíduos de madeira por ano nas caldeiras da fábrica de Salto. O programa contribui ainda para a preservação de mais de 1 milhão de árvores, que deixam de ser cortadas e geram uma economia de cerca de 15 milhões de litros de água ao ano.

O programa ainda conta com mais de 300 parceiros e assegura o destino correto para os resíduos gerados, a partir do trabalho realizado por uma empresa certificada pela ISO 9001 e ISO 14001, o que atesta o comprometimento da Eucatex com a gestão da qualidade e a gestão ambiental.

Cuidar da preservação do meio ambiente enquanto oferece produtos de alta qualidade e funcionalidade para os seus clientes, disso a Eucatex entende! Fique por dentro de todas as nossas ações ambientais através do nosso site.