Existem diversos tipos de tapetes, desde os mais simples e comuns como o capacho, até os mais sofisticados persas. Assim como diversos outros acessórios do lar, sua funcionalidade vai além de embelezar o ambiente, pois também proporciona conforto.

O famoso “capacho” evita trazer muita sujeira externa para dentro de casa, em diversos materiais e estampas, é de grande utilidade.

Para ambientes internos, é necessária a utilização de um tapete diferente. Caso sua família possua animal de estimação ou criança pequena, aconselhamos as opções em poliéster, que são laváveis e têm maior durabilidade. Para solteiros e recém-casados, os modelos em seda, algodão, lã e fibras vegetais, são as opções mais descoladas, mas que exigem mais manutenção. Para os fãs de cinema, a melhor opção são os tapetes felpudos que ajudam na fidelidade de som nos home theater, além de deixar o ambiente convidativo.

Para não acabar enjoando dos tapetes, o ideal é sempre ter mais de um, sendo um sempre liso e outro estampado, assim você pode variar. Outra vantagem incrível dos tapetes é que eles não precisam necessariamente combinar com o ambiente, podem ter estampas e cores diferentes, pois a ideia é ser o destaque e não passar despercebido.

Antes de escolher o seu tapete, pergunte-se qual será a funcionalidade dele. Por exemplo, as peças grandes permitem posicionar todos os móveis em cima, trazem sensação de amplitude. Já as peças menores, que normalmente ficam no centro da sala, dão efeito inverso.

Na sala de jantar é importante se atentar ao tamanho da mesa. Escolha uma peça cujo tamanho ultrapasse o tampo da mesa de 70 cm a 1 m, para acomodar as cadeiras sem que nenhum dos pés fique fora do tapete.

Na cozinha e banheiro as opções devem ser de materiais sintéticos e laváveis. Quanto ao formato, dependerá das dimensões do ambiente, mas opte por uma peça única que preencha as áreas centrais de circulação, como a passadeira.

Lembre-se: segurança em primeiro lugar! Se a sua família possui idosos, aconselhamos evitar os tapetes em todos os ambientes, pois quanto mais lisa a superfície, melhor!

tapete

Agora é só escolher as estampas e o formato ideal para o seu ambiente!

Casa decorada e cheia de estilo usando apenas tapetes para decorar.