Moodboard inspiracional com padrões da nova coleção Luzes da Terra, de painéis MDF Eucatex.

Moodboard: o que é e como fazer o seu?

Como diz o próprio nome, moodboard é um mural de clima, humor, sentimentos. É um lugar onde referências, texturas, cores, fotos e até mesmo frases com um certo tipo de tipografia, agrupa aquilo que faz parte do mesmo estilo ou conceito criativo.

O moodboard é muito utilizado por designer de interiores, arquitetos e também em várias outras áreas do design, desde o de produtos até o de moda. 

Para decoradores e arquitetos, o moodboard tem um papel específico, pois ele determina quais serão os materiais utilizados em um projeto, definindo texturas e acabamentos.

O mural pode ser feito em um painel ou diretamente sobre uma parede e, geralmente, traz colagens de revistas, elementos físicos, materiais, testes de tintas, entre outros elementos. Com o avanço dos programas gráficos e da tecnologia, alguns moodboards já são feitos completamente em computadores e até mesmo em smartphones.

Resumidamente, o moodboard serve para organizar as ideias e traduzir visualmente o que está se passando pela cabeça do decorador ou arquiteto. Ele é muito importante também para que o projeto não se desvirtue durante o desenvolvimento, resultando em algo sempre muito mais harmonioso e coerente. 

Como fazer o seu moodboard

  • Para começar, você precisa definir um objetivo e depois definir qual será o ambiente a ser decorado/transformado. Mantenha a planta do ambiente no centro do mural e tenha sempre foco no objetivo final. 
  • Feito isso, procure imagens na internet ou em revistas e agrupe as que conversam entre si. Utilize somente o que deseja da imagem, recortando aquilo que não faz parte do seu objetivo.
  • Não se esqueça de criar uma paleta de cores e não se apegue somente em fotos de mobiliário. Caso tenha dificuldade em criar uma paleta, procure também na internet ou em aplicativos como o Adobe Color.
  • Coloque o máximo de elementos possíveis e que façam sentido dentro da sua ideia inicial: objetos, plantas, moveis etc.  Isso ajuda a eliminar coisas que ficariam sem função no espaço. 
  • E, então, vá encaixando tudo em seu painel e mude quantas vezes achar necessário, até encontrar uma perfeita harmonia entre os elementos.