Cada vez mais, a preocupação com a natureza e o meio ambiente tem crescido também nas áreas de decoração e arquitetura. Isso acontece por razões claras: a poluição e as drásticas mudanças no clima. 

Por isso, o tema sustentabilidade se transformou em algo tão comum e presente em nosso dia a dia. Por conta destas questões ambientais que se agravam, grande parte da população começa agora a se importar em poupar subsídios naturais, para o nosso bem-estar e o de todo o planeta. Na arquitetura, aumentam os projetos com uso de painéis solares, materiais naturais, reaproveitamento de água da chuva, entre outros. Também na decoração vemos, cada vez mais, o uso de elementos naturais, reutilização de peças antigas, itens de decoração econômicos e, claro, produtos em cuja fabricação se utilizem os recursos de maneira eficiente, o mesmo ocorrendo durante a sua instalação, como aqueles que minimizam a geração de resíduos, possibilitam o reaproveitamento e a reciclagem, e venham de marcas certificadas.

A decoração e arquitetura sustentáveis vieram para integrar o ser humano à natureza, sem deixar de lado o conforto e as conquistas da vida moderna. Esta filosofia de vida, integrada a estas áreas, transforma completamente o lar e faz maior a qualidade de vida de quem resolve adotá-la em seu dia a dia.

Para que seu projeto seja mais sustentável, é preciso ter em mente o conceito dos 3 R’s, que significa: reduzir, reutilizar e reciclar. Além de utilizar elementos da natureza, a decoração e arquitetura sustentável visa não agredir o ecossistema, criando um ambiente que entregue mais qualidade de vida para as pessoas.

Pensando em você, garimpamos algumas dicas que podem ajudar na construção ou reforma da sua casa, para que ela se torne um ambiente mais sustentável. Confira:

1 – Só utilize madeira certificada

Um dos maiores produtoras de painéis de MDF, MDP, pisos laminados, portas e divisórias, a Eucatex tem matéria-prima de seus produtos o eucalipto, que é proveniente de florestas de reflorestamento, com certificações de manejo e de cadeia de custódia pelas principais autoridades internacionais do segmento. Procure sempre investir nas madeiras certificadas, seja para os móveis, pisos ou para qualquer outra utilização. A natureza agradece!

2 – Dê preferência às lâmpadas do tipo LED

Elas consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais (cerca de 80% a menos) e garantem uma luminosidade ainda mais viva, na maioria dos casos. Hoje existem diversos modelos com temperaturas e cores diferentes.

Além disso, elas têm vida útil mais longa e não têm filamentos metálicos, de mercúrio ou outras substâncias tóxicas em sua composição. 

Elas consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais (cerca de 80% a menos) e garantem uma luminosidade ainda mais viva, na maioria dos casos.

Além disso, elas têm vida útil mais longa e não têm filamentos metálicos, de mercúrio ou outras substâncias tóxicas em sua composição. 

3 – Pense no lixo orgânico separado do reciclável

Na maior metrópole do país, a cidade de São Paulo, este hábito teve um aumento de 35%. E a ideia já ganha força em todo o país. Para você também ajudar, comece fazendo sua parte dentro de casa. Se for apartamento, separe o lixo e descarte nas respectivas lixeiras de coleta seletiva que provavelmente estão disponíveis em seu prédio. Se você mora em casa, separe e higienize os recicláveis e procure o centro de coleta do seu bairro.

4 – Pense em aproveitar melhor os recursos naturais

Se for possível projetar ou implementar um teto solar na sua casa ou prédio, ótimo! Se não puder fazer isso, procure aproveitar ao máximo os recursos como sol e vento. Aproveite os raios solares para secar as roupas, usando menos máquina de secar, pinte as paredes com cores claras para obter mais luminosidade, abra as janelas para ventilar a casa ao invés do ar condicionado. Enfim… são coisas simples, mas que no final das contas acabam ajudando muito na economia de recursos.

5 – Planeje/realize um bom isolamento térmico em sua casa

Utilize, sempre que puder, janelas com vidros duplos, toldos, persianas e outros recursos para garantir que no frio você possa usar menos ar condicionado para aquecer os ambientes. Você economiza energia, poupa recursos e o seu bolso agradece, junto com o planeta! 

 

 A Eucatex pensa na natureza desde o início de suas atividades.

Nossa missão sempre foi utilizar recursos naturais de forma sustentável para gerar florestas renováveis de alta produtividade, com custos competitivos, promovendo o crescimento social. 

A companhia soube acompanhar as demandas de um novo tempo: foi pioneira, na América Latina, em instalar uma Linha de Reciclagem de Madeira; possui há 25 anos s Certificados de Manejo Florestal e, há mais de 20, de Cadeia de Custódia, já que trabalha com madeira produzida a partir de fontes responsáveis; tem uma Unidade Florestal, com Viveiro de Mudas, que há 15 anos possui a Certificação ISO 14001, e o Programa de Educação Ambiental Casa da Natureza, que há mais de uma década se volta à conscientização de crianças em idade escolar da região de Bofete, estado de São Paulo, para as questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania.

Gostou destas dicas? Comente, compartilhe e siga a Eucatex nas redes sociais para ficar sempre bem informado sobre nossos produtos e ações voltadas à sustentabilidade. 

Pisos laminados Eucafloor:  permitem uma instalação sem quebra-quebra, sem geração de resíduos, sem desperdício; são recicláveis e pertencem à categoria de construção a seco. 

Divisória Novitá no padrão Concreto

Divisórias Eucatex: utilizam matériasprimas sustentáveis e certificadas pelos principais órgãos internacionais, geram uma quantidade mínima de resíduo e possibilitam o reaproveitamento em novas composições de layout.

Dormitório em MDF Lacca AD Grey Sky e Sand Color e MDF BP Raízes Freijó Escuro

Painéis MDP e MDF: estão em sinergia com o uso de madeira proveniente de reflorestamento, com certificações internacionais nas áreas de manejo e de cadeia de custódia (você pode conferir todas no site da Eucatex), reforçando a tendência do consumo por móveis pautados nos valores de sustentabilidade e matérias-primas que ajudam na redução da emissão de gazes do efeito estufa e no clima. 

Veja o portfólio de produtos completo Eucafloor! Acesse aqui