Produtos trazem beleza e funcionalidade para o arrojado projeto da apresentadora Carmem Alvin no interior de São Paulo

Uma casa cheia de personalidade, refúgio de descanso e palco de muitos natais e celebrações em família. Assim é a casa de campo da apresentadora Carmem Alvim, localizada em São José dos Campos, interior de São Paulo, que precisou se adaptar ao trabalho remoto, apostando na utilização de um container para criação de um espaço de trabalho e gravações, por meio da escolha de materiais sustentáveis, de fácil instalação e manutenção, como os Painéis MDF Eucatex.

O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Adriana Marin, da Container For You, empresa especializada na utilização de containers para criação de habitações sustentáveis, e que trabalhou em conjunto com a equipe Eucatex para encontrar as melhores soluções para este sistema construtivo, que apresenta uma série de particularidades em relação ao conforto térmico e acústico, além de uma ampla possibilidade de escolhas para o design. Todo o processo foi mostrado em uma série de vídeos que conta com 10 episódios disponíveis no canal da Carmen no youtube.

*Assista aqui todos os episódios na playlist do youtube.

Vista geral do interior do container que traz painéis MDF revestindo paredes e teto

O container de 14m² foi instalado no quintal da casa existente, e além de atender a necessidade de um home office, com mesas de trabalho, foi pensado para servir de espaço para a gravação de conteúdo para o programa de TV e redes sociais. Por isso, a escolha de acabamentos com desempenho acústico e térmico foi super importante, pensada em conjunto com as soluções de ventilação cruzada e grandes janelas em uma das faces, para trazer iluminação natural ao espaço.

O uso dos painéis de MDF surge como uma alternativa ao uso do gesso acartonado para revestir as paredes, que traz como vantagens o fato de ser um material já acabado, com uma ampla gama de padrões e texturas, além de ser um material que ajuda a manter a temperatura estável dentro do ambiente, diminuindo o consumo de energia com a utilização de ar-condicionado. Para a instalação dos painéis foi criada uma estrutura de aço galvanizado de 50mm, posicionada a cada 40 cm, que recebeu a aplicação de uma manta termoacústica (lã de vidro) e que serviu de base para embutir conduítes para a passagem da fiação elétrica.

*Confira aqui outras dicas sobre a utilização dos Painéis de MDF como revestimento de paredes.

Vista da parede em frente à bancada de trabalho com o MDF BP Botticino

Para compor a decoração, a arquiteta e a apresentadora optaram por uma paleta neutra de cores, explorando a característica industrial do container e trazendo alguns elementos que propõem uma conexão com a natureza, como é o caso da escolha do padrão Botticino da linha MDF BP Matt Plus que reproduz uma pedra italiana, com grânulos que se assemelham ao aspecto dos granilites e marmorites. A chapa foi utilizada sobre toda a parede do lado esquerdo do ambiente, junto ao mobiliário de escritório.

Na parede oposta, onde foi priorizada a circulação, a escolha foi pelo MDF BP Grafis Cinnamon, que traz a textura delicada da trama de tecido para um padrão unicolor bege, com fundo quente. No teto, seguindo essa mesma proposta, o painel MDF BP Matt Plus Grani, substitui o forro de gesso, trazendo um leve toque de cor e um acabamento matte.

*Linha Grafis une a beleza das tramas de tecido com praticidade de limpeza. Clique aqui e veja mais detalhes.

Todo o mobiliário do escritório é feito em MDF BP Raízes Carbono inspirado na estética das madeiras ebanizadas

Já no mobiliário, a escolha foi pelo MDF BP Raízes Carbono, um padrão que reproduz o aspecto de madeira carbonizada, de uma técnica japonesa com mais de trezentos anos de tradição, conhecida como Shou Sugi Ban, que está presente tanto no mobiliário fixo na estante ao lado da mesa de trabalho que acomoda até três pessoas, como nos móveis soltos e com rodízio, que podem transitar pelo ambiente, abrindo espaço e facilitando a criação de “cenários” para gravações.

Essa temática da madeira ebanizada combina com uma arquitetura de interiores com inspiração industrial e se repete na escolha do piso laminado Eucafloor New Elegance Canyon Black Oak, instalado no tempo recorde de apenas uma hora. Sob o piso, foi utilizada a manta Eucasoft Premium para melhorar ainda mais a questão da acústica do ambiente, tendo em vista a necessidade de ter um espaço adequado para gravações. E, para fazer o acabamento perfeito entre paredes e piso, a arquiteta optou pelos rodapés da linha Composit, de 160 mm e 200 mm com friso.

A gerente de marketing da Indústria Moveleira e Revenda da Eucatex, Maria Luísa Prieto, conta como foi a experiência de trabalhar com um container. “A utilização dos produtos Eucatex neste projeto de uma habitação sustentável está totalmente alinhada com os valores da marca, que oferece soluções produzidas a partir de florestas renováveis, com Selo Verde e certificações internacionais que atestam as práticas de sustentabilidade. A instalação destes produtos, além de ser rápida, aproveita o máximo possível dos materiais, reduzindo o descarte de resíduos e preservando recursos”, explica Luísa.

Outro atributo que coroa a escolha dos produtos Eucatex para o projeto Home Office by Container for You é a proteção Bacterban® que está presente em todos os painéis de MDF e MDP da marca, assim como em toda as linhas de pisos laminados. Uma tecnologia que impede a proliferação de fungos e bactérias na superfície dos produtos, proporcionando superfícies mais higiênicas, além de bonitas por muito mais tempo.

*Conheça todos os benefícios da Proteção Bacterban® clicando aqui.

Conheça os produtos Eucafloor. Acesse nosso marketplace!