A utilização dos painéis de MDF da linha Lacca Eucatex crescem a cada ano no mercado, por ser uma solução que traz o acabamento sofisticado para o mobiliário, de uma forma mais prática para os marceneiros e fabricantes de móveis, além de oferecer um ótimo custo e qualidade ao consumidor. Com diversas vantagens, este também é um produto que requer alguns cuidados de manuseio, por isso, selecionamos algumas dicas para melhor utilização das laccas no projeto.

Mantenha o filme protetor

As chapas de MDF das linhas Lacca Cetin, Metallic e AD são entregues com um filme protetor que deve ser mantido durante todo o manuseio das chapas, desde o corte até a montagem do móvel. Por se tratar de um acabamento delicado, este filme protege a superfície de pequenos acidentes ou arranhões que podem ocorrer durante a produção, por isso é muito importante mantê-lo durante todo o processo.

Como armazenar os painéis

As chapas devem ser sempre armazenadas em posição horizontal, em local coberto e arejado. Devem estar elevadas do chão, em uma base firme e nivelada para evitar a possibilidade de empenamento, sem contato com produtos que possam alterar suas características naturais, como óleos e graxas. Ao manusear também evite arrastar as chapas para não criar riscos na superfície.

Ferramentas adequadas ao corte

Painéis de MDF com acabamento em lacca exigem um corte preciso, por isso, há algumas dicas para manusear estes materiais da melhor forma. Ao utilizar uma serra que não utilize riscador é necessário usar disco de serra dente alternado 38°. Já quando manipular uma serra que utilize riscador, a recomendação é pelo disco de serra F/TR (dente reto/trapézio). Serras com riscador permitem processos mais ágeis. A face espelhada deve estar sempre voltada para cima.

Acabamento nas bordas

O acabamento nas bordas começa com o processo de lixamento leve nos cantos (uma ou duas passadas) da face espelhada e do verso, utilizando um pedaço de madeira envolto em lixa grana 380 a 320. A etapa de colagem da fita de borda pode ser feita manualmente ou com equipamentos automáticos, de pequeno porte. Depois, basta tirar as sobras da fita das laterais utilizando um destopador até alinhar todos os cantos e refilá-la com uma ferramenta própria para refilamento de fita de bordas.