Quais as melhores opções de tons de cores para o seu ambiente? Quais tintas usar? Estas são as principais questões as quais abordaremos abaixo. Para te dar uma ajudinha, vamos fazê-lo entender um pouco sobre o círculo cromático e ter em mente que móveis e objetos de decoração também fazem parte do processo de decoração. Afinal, uma nova pintura pode ser a solução ideal para repaginar a decoração da casa sem ter de fazer uma reformar ou trocar móveis, além de ser uma opção bastante econômica.

1. Harmonização das cores com círculo cromático

No círculo cromático, ferramenta de estudo de harmonização de cores, as cores ficam lado a lado dentro de um círculo. A classificação das cores neste formato nos ajuda a entender como uma cor pode ser combinada com a outra. Essa mesma classificação pode ser utilizada na hora de decorar ambientes e escolher as cores de tintas de cada parede, tal como escolha de objetos e/ou piso.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-1

2. Classificação das cores no círculo cromático

2.1. Cores primárias: as cores primárias recebem esse nome pois dão origem as demais cores. São elas: azul, amarelo e vermelho. Estas podem ser combinadas com tons neutros como cinza, branco, preto, tons de madeira e marrom.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-2

2.2. Cores secundárias: as cores secundárias são a mistura entre duas primárias (exemplo: amarelo + vermelho = laranja). São elas: laranja, verde e roxo. Estas podem ser combinadas com cores terciárias, cores neutras ou combinadas tom sob tom.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-3

2.3. Cores terciárias: as cores terciárias são obtidas da mistura entre duas cores secundárias, as famosas variações de tons. Elas podem ser harmonizadas entre si ou de maneira monocromática.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-4

2.4. Cores análogas: as cores analógicas são as quais estão próximas uma a outra cor no círculo cromático. Por exemplo: as cores análogas do amarelo são o vermelho e o laranja. Essa harmonização resulta em combinações mais suaves.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-5

2.5. Cores complementares: cores complementares são duas cores opostas dentro do círculo cromático. Exemplo: vermelho e verde, laranja e azul, etc. Essa combinação resulta em um máximo contraste entre cores, produzindo um efeito vibrante aos ambientes.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-6

2.6. Cores frias X cores quentes: são as cores que transmitem ou não a sensação de calor. As cores quentes são o vermelho, amarelo, laranja e tons próximos como o rosa. As frias são o verde, azul, roxo e tons mais escuros como azul marinho e marrom.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-7

2.7. Cores neutras: sendo a grande preferência decorativa, do famoso “menos é mais”, as cores neutras possibilitam diferentes combinações de acessórios e objetos de diversas cores. As cores neutras são o branco, o cinza, o preto, o bege e o marrom.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-8

2.8. Monocromia: a monocromia consiste na escolha de diferentes tons de uma mesma cor. Por exemplo: o azul e suas variações do mais claro ao mais escuro.

a-harmonizacao-das-cores-do-circulo-cromatico_24.08-9

Agora que você já sabe como combinar cores, para facilitar a sua escolha de cores de tintas ou pisos, baixe os aplicativos Tintas Eucatex e Eucafloor. Os aplicativos estão disponíveis para IOS e Android.