Ao planejar um ambiente, as escolhas dos elementos devem ser pensadas para além dos atributos estéticos e levar em consideração a funcionalidade e a segurança das pessoas que transitam por ele. Com a escolha das portas não é diferente, por isso, a Eucadoor elencou as cinco dicas essenciais sobre o assunto. Confira!

  • Tipos de portas de madeira

Basicamente existem três tipos de portas de madeira: maciça, com núcleo vazado e com núcleo sólido. Essas diferenças irão determinar se a porta é adequada para utilização interna ou se também poderá ser utilizada na entrada do imóvel.

No portfólio de portas Eucatex há opção com núcleo vazado (honey comb) em formato de colmeia (PIM – Porta Interna de Madeira), que é indicada para as áreas internas da edificação, pois tem como função principal conferir privacidade e separar os ambientes. Esses modelos recebem um reforço apenas na área da fechadura e são bem leves.

Outra opção no portfólio são as portas de núcleo sólido (PEM – Porta de Entrada de Madeira) que, como o nome indica, possuem um miolo ou núcleo sólido (chapa de madeira de baixa densidade) que garante mais segurança ao imóvel. Por serem mais robustas e resistentes, elas são indicadas para serem instaladas como porta de entrada de apartamentos, salas comerciais, entre outros. Ou seja, sempre protegidas da ação de intempéries.

Possibilidade de composição das portas Eucadoor (núcleo sólido ou vazado)

  •  Devo passar algum produto na porta?

Depende. Existem portas que já vêm acabadas e prontas para uso, como os modelos Eucaplac, que são disponibilizados com uma pintura ultravioleta – UV, ou as portas BP laminadas, que são vendidas prontas.

Quando a porta é vendida com um primer, ou seja, com fundo para pintura já aplicado, como o modelo Eucaprimer, ela pode receber as tintas convencionais do mercado. Já quando se opta por um modelo cru, a indicação é utilizar uma tinta esmalte + selador ou verniz, pois são materiais próprios para aplicação em madeira e, além de colorir, conferem maior proteção e durabilidade à porta.

  • Como limpar portas de madeira?

A limpeza das portas de madeira é feita de maneira muito simples, utilizando-se apenas um pano umedecido em água e bem torcido para tirar o pó. Em casos de sujeiras mais difíceis, um detergente neutro pode ser adicionado à diluição para ajudar a higienizar superfícies engorduradas. Nunca utilize produtos abrasivos, como o lado verde da esponja ou palha de aço, pois eles podem arranhar e danificar a superfície da porta.

  • Qual é a porta mais indicada para o quarto?

Qualquer porta classificada como PIM (Porta Interna de Madeira). Como sua característica principal é garantir a privacidade do ambiente, localizado na área íntima do imóvel, não é necessário optar por modelos reforçados e pesados. 

Essa é uma boa dica para economizar na reforma, pois as portas com núcleo vazado costumam ser mais baratas do que as de núcleo sólido. Priorize a escolha de portas mais resistentes para as áreas que dão acesso do exterior ao interior do imóvel. 

  • Qual a diferença entre uma porta para drywall e para alvenaria?

As folhas de porta e todos os itens necessários para sua instalação (batentes, dobradiças, guarnição) são iguais, o que define se uma porta será utilizada em paredes de drywall ou alvenaria é a largura do batente, pois a espessura destes dois tipos de paredes é bem diferente.

Nas paredes de alvenaria, a indicação é pelo uso do Kit Eucadoor Reversível e Regulável, que, além de possibilitar definir o lado de abertura no momento da instalação, possui um batente que se ajusta às espessuras mais convencionais de paredes feitas de bloco. Sua regulagem permite um ajuste de 140 a 170mm. 

Já no drywall, as paredes são mais finas e também possuem uma variação de espessura. As medidas praticadas pelo mercado são 70, 90 e 115mm, todas contempladas pelo Kit Porta Drywall, que possibilita uma instalação rápida, sem a necessidade de ajustes.