Em clima de fogueira, comida da roça e muita diversão, o mês de junho traz como principal comemoração a famosa festa junina.

Para você, que deseja ter uma festa tradicional igual a da época de colonização do Brasil, é preciso ser bom de cozinha e adorar uma brincadeira. Os homenageados do mês são três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Por isso, usar imagens dos santos e brincadeiras que envolvem os mesmos é o diferencial para uma festa como as de antigamente.

Origens das Tradições

São João: Segundo a tradição, a mãe de João, Isabel, acendeu uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento do bebê a sua prima Maria, mãe de Jesus. Por isso, fogueiras, balões e fogos de artifício comemoram o dia do santo considerado festeiro. Além disso, João pregava às margens do rio Jordão e batizava os fiéis. Até mesmo Jesus foi batizado por ele e, por isso, existe o costume de tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação na madrugada do dia 24 de junho.

São Pedro: Segundo a crença popular, ele guarda as chaves do céu

Dizem que o santo, por ser viúvo, socorre as viúvas nos momentos de aflição. Existem diversas simpatias, mas a mais conhecida e desejada são das moças que estão em dúvida de qual dos pretendentes escolher. Funciona assim: escreva os nomes dos pretendentes em um papel dobre-os e  coloque em uma bacia de água. No dia seguinte, verifique qual papel que está aberto e este é o pretendente ideal.

Santo Antônio: O famoso santo casamenteiro não precisa de apresentações. Ele ganhou essa fama depois de ajudar duas moças que não tinham dinheiro para o dote, portanto não arranjavam um marido para se casar, jogando um saquinho de moedas pela chaminé destas moças, assim elas conseguiram seus dotes e se casaram. Como brincadeira, você pode dar para as convidadas que estão querendo se casar a estátua do santinho e pedir para que elas o coloquem de cabeça para baixo dentro de um copo de água, e só o retirem de lá depois que ele arranjar um marido para elas.

Comidas típicas 

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte das comidas são feitas com este ingrediente, por isso, não devem faltar pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, suco de milho entre outros doces e salgados típicos. Além disso, faz parte da cultura brasileira outras comidas como: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce, paçoca, entre outros doces típicos do interior e nordeste brasileiro.

Gostou? Então comece agora a planejar sua festa e, para te ajudar na decoração, acesse aqui!