Por ano, unidade processa cerca 100 mil toneladas de madeira reciclada para geração de energia térmica

O mundo de hoje é cercado por tecnologias e possibilidades para vivermos melhor e com mais conforto. Toda essa experiência nos auxilia a suprir as demandas de consumo, mas traz o aprendizado de que os cuidados com o meio ambiente e a boa gestão dos recursos são urgentes para esse mundo continuar crescendo, de maneira equilibrada e sustentável. 

Como parte desse esforço conjunto, grandes Companhias de diversos setores investem em boas práticas para minimizar o impacto de suas atividades, sem deixar de lado o compromisso de oferecer bons produtos e serviços. 

Entre essas iniciativas, a reciclagem vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade e dentro das empresas, como uma atividade que, além de ajudar a preservar o meio ambiente, movimenta uma cadeia de cooperativas, trazendo possibilidade de renda para diversas comunidades.

Na Eucatex, uma das maiores produtoras de pisos laminados, portas, divisórias, chapas finas e painéis de MDF e MDP do Brasil, a reciclagem não é uma novidade. A empresa foi pioneira, ao instalar em 2004, a primeira Linha de Reciclagem de Madeira em escala industrial, que até hoje é considerada a maior da América Latina.

Localizada em Salto, interior de São Paulo, a unidade é responsável por selecionar e dar destinação a resíduos oriundos de embalagens, paletes, pontaletes, retalhos de móveis, material de construção civil e madeiras diversas, provenientes de empresas cadastradas no Programa de Reciclagem, que atualmente atende em um raio de 100km da cidade.

Por dentro do Programa de Reciclagem

100% do material coletado é transformado em biomassa para geração de energia, abastecendo as caldeiras da Unidade Madeira, localizada em Salto, possibilitando que o diesel ou gás natural deixem de ser utilizados no processo. 

Por ano, o consumo de madeira reciclada para alimentação das caldeiras ultrapassa 100 mil toneladas, o que representa a preservação de 1 milhão de árvores que deixam de ser cortadas e uma economia de 15 milhões de litros de água.

Para abastecer todo esse ecossistema, mais de 300 empresas são parceiras do Programa de Reciclagem, assim como ecopontos, aterros sanitários e profissionais autônomos, que também recebem orientação sobre como recolher os resíduos de forma adequada, promovendo o desenvolvimento socioeconômico na região.

Um exemplo de sucesso das parcerias por meio do Programa de Reciclagem é o trabalho desenvolvido pela APAE de Salto, uma organização social e sem fins lucrativos, que realiza o recolhimento de resíduos e obtém retorno financeiro para a própria instituição.

Para melhorar a qualidade de serviço a Eucatex criou sua transportadora própria a ECTX Ambiental, com frota adaptada para transportar tanto as caçambas de resíduos como os materiais acabados, trazendo mais eficiência e segurança ao processo logístico. 

Os resíduos que sobram do processo de separação e queima são destinados a empresas homologadas ambientalmente, que tratam o material de forma adequada.

 

EUCATEX

www.eucatex.com.br